“Galpão, Pátria e Poesia. Três palavras consagradas, no final da madrugada se encontram pra clarear o dia, vão regendo a sinfonia de poetas e cantores, para que os madrugadores esperem o sol estribados, para alegrar nosso pago, com versos e melodias”

sábado, 28 de março de 2015

TELMO DE LIMA FREITAS

Telmo de Lima Freitas, nascido em 13 de fevereiro de 1933, na cidade de São Borja. é um dos maiores nomes da música gaúcha, além de cantor, compositor, arranjador, poeta, é um grande conhecedor da lida e da vida do campo.
Filho do oficial do exército Leonardo Francisco Freitas e de Mariana de Lima Freitas, Telmo desde cedo demonstrou que seguiria a carreira musical. Aos dois anos de idade, estampou a capa da Revista Cacimba tendo na mão um cavaquinho, presente de sua madrinha. Mais tarde,em 1942, ganha seu primeiro violão  de cordas de aço, no qual passa a tocar modas de viola de duplas sertanejas como Tonico e Tinoco e Alvarenga e Ranchinho. Gostava também de Catulo da Paixão Cearence, Vicente Celestino e de Polcas Guaranis.
Aos 14 anos, participou do grupo Quarteto Gaúcho com Jaime Fagundes ao violão, Glênio na gaita de boca e Lulu no Pandeiro. Tocavam em bailes e festividades.
Nos anos 50, apresentou o programa gauchesco Porongo de Pedra, na Rádio ZYFZ-Fronteira do Sul, de São Borja. Um fato, digamos pitoresco ocorreu quando da visita de Pedro Raymundo. Entrevistado por Telmo, o então Famoso cantor manifestou preocupação com a fama de violência da região de São Borja. Telmo o tranquilizou, argumentando que não era bem assim, que poderia tocar com segurança e "talicoisa". Na entrada do baile, houve uma grande peleia, um "buchinco" grosso, onde um sujeito foi baleado.
 Telmo venceu em 1957, um concurso de gaita de botão no programa "grande Rodeio Coringa"da Rádio Farroupilha, dirigido por Darcy Fagundes e Luiz Menezes.
No cinema, participou do filme A Lenda do Boitatá.
No ano de 1963, Telmo de Lima Freitas, passou em um concurso para agente da Polícia Federal, e no ano seguinte assume a chefia da Interpol no RS. Até 1968, tem suas músicas gravadas por José Mendes sob o Pseudônimo de "Caraguatá", porque seu nome não podia ser divulgado. Em 1969, participou do primeiro Festival de Música Regionalista da Rádio Gaúcha, retomando a carreira artística. Telmo participou da primeira Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana (1971), que é considerada a Mãe dos Festivais, onde classificou duas músicas no disco: Retorno, e o Clássico da música Gaúcha Prece ao minuano que foi interpretada por Edson Otto.
Telmo sempre teve estreita relação com a Califórnia, tendo várias composições gravadas neste festival, como, por exemplo: Pelegueando, Pilão D'Água, Encurtando Distâncias, Serenata, Linha da Vida. Em 1979, ganhou a "Calhandra de Ouro" na nona Califórnia da Canção com a Composição Esquilador. Mas o grande Telmo de Lima Freitas, também teve êxitos em outros vários festivais de música Gaúcha, como a Coxilha de Cruz Alta , Grito do Nativismo Gaúcho de Jaguari RS, Ronco do Bugio de São Franciso de Paula, Ronco do Bugio, de São Francisco de Assis, entre outros.
Sua participação em festivais, não se restringiu a apenas participar como concorrente, por várias ocasiões Integrou o corpo de Jurados.
Telmo já ministrou várias palestras para alunos desde o ensino fundamental até estudantes universitários. Em seus shows, o estilo campeiro, simples, e a exaltação da nossa tradição na sua face mais crua, mais terrúnea fica sempre evidente.
Em 1973, lançou seu primeiro disco, intituladoO Canto de Telmo de Lima Freitas.” Morou durante anos em Uruguaiana e outras cidades do interior como por exemplo Itaqui, durante 4 anos aonde se aposentou como agente da policia Federal.Rio Grande do Sul.
Em 1980, lançouAlma de Galpão, produzido de maneira independente e financiado pelo grupo Olvebra.
Com o álbumA Mesma Fuça”, recebeu o Troféu Açorianos em duas categorias: Melhor Compositor e Melhor CD Regional. É autor do livro de poesias crioulas "De Volta ao Pago", lançado pela Gráfica e Editora Treze de Maio.
Em 2006, Telmo gravou uma compilação de sua discografia, denominada Aparte, com a participação de seus familiares e de antigos parceiros, como Joãozinho Índio, Luiz Carlos Borges e Paulinho Pires.
Resumir a trajetória artística de Telmo de Lima Freitas é tarefa muito difícil, pois, além de vasta a obra de Telmo é muito qualificada, para exemplificar o que digo, cito as inúmeras composições de  sua autoria que figuram nas seleções das melhores músicas do nosso estado: Bolicho do Tio Candinho, Cantiga de Ronda, Defumando Ausências, Esquilador, Morena Rosa, Prece ao Minuano, Prenda Minha e Canto do Entardecer. Telmo de Lima Freitas  já teve como parceiros na música nomes como Edson Otto, Os Serranos, Os Posteiros, César Passarinho, Dorotéo Fagundes, Porca Véia, Fátima Gimenez, João de Almeida Neto, Dante Ramon Ledesma, entre outros.
Telmo de Lima Freitas, segundo Paixão Cortes, não precisa falar sobre Cultura tradicional Gaúcha, porque ele é a própria. Tudo o mais que se possa dizer sobre ele é menor do que esta frase. Autenticidade é a marca deste compositor, cuja obra foi crucial para o repertório de vários artistas. Telmo faz com a simplicidade de quem nasceu e cresceu integrante da paisagem campeira, obras que constituem um verdadeiro Patrimônio da música Tradicional gaúcha.
Sobre os festivais, Telmo disse em certa oportunidade, que sempre tiveram uma grande importância, principalmente porque projetaram jovens musicistas, compositores e poetas que começaram ali as suas carreiras. Sobre os precursores da música gaúcha, Telmo, citou em uma entrevista que considerava Pedro Raymundo o precursor e mais tarde os Irmãos Bertussi. Sobre os CTGs Telmo sentencia: Os CTGs, tiveram um início maravilhoso. Uma carta de princípios feita pelo Glaucus Saraiva. Hoje em dia, 90% nem sabe mais o que é isso. Viraram clubes de bailes. Inclusive cobram para orientar os sócios. Se a pessoa leva um filho adolescente para aprender as coisas da tradição, tem que pagar. Até para dar um tiro de laço nm cavalo de pau é preciso pagar. Eu não concordo com isso. Virou um comércio em vez de culto à tradição.
A essência gaúcha que faz de Telmo um homem representativo de sua terra, também é chamada, volta e meia, de conservadorismo. Dependendo do ponto de vista, isto pode até ser verdadeiro. Mas não é justamente o apego à tradição que faz do Rio Grande uma unidade tão diferenciada do resto da Federação? O tipo de "conservadorismo" proposto por Telmo está muito mais ligado à preservação do que à reação ao novo. Não se pode querer que um homem como ele, que encarna toda uma vivência ligada à tradição, dê-se à extravagância da modernidade. É bom que fique sempre firme e altaneiro, como um marco, um farol aos navegantes que buscam as suas origens. Que sempre possamos ter, referenciais, como o Telmo, a demarcar os caminhos por onde passaram os "tropeiros" da nossa cultura, para que as futuras gerações não percam o gosto, nem se distanciem dos princípios que norteiam a construção e a conservação da cultura gaúcha.

Discografia
1973 - O Canto de Telmo de Lima Freitas












1994 - De Marcha Batida












1980 - Alma de Galpão













2000 - A Mesma Fuça












2002 - Carteio da Vida











2006 - Aparte












Acervo Gaucho

De Pé no Estribo

Poesias











Rastreador

Tempos de Praça













FONTE:
http://entremateseguitarra.blogspot.com.br/2013/02/telmo-de-lima-freitas-mais-um-ano-de.html

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