Adelar Bertussi
Siqueira nasceu em Caxias do Sul/RS, no dia 10 de Fevereiro de 1933. Músico
gaúcho, Adelar criou com seu irmão Honeyde Bertussi um grupo de baile que
recebeu o nome de Irmãos Bertussi.
Os "Irmãos
Bertussi" marcaram a época na música Brasileira a partir de 1955, porém a
saga desta família Italiana atravessa todo o século XX na música do Rio Grande
do Sul, iniciando-se com a chegada de João Bertussi que fez parte do grupo de
imigrantes italianos que se estabeleceram na Serra Gaúcha no fim do século XIX.
Da união entre
Fioravante e Josefina, nasceram quatro filhos. Entre eles, com 10 anos de
diferença, Honeyde (1923) e Adelar (1933). A família foi formada em São Jorge
da Mulada, distrito de Criúva, em São Francisco de Paula, local que hoje
pertence a Caxias do Sul, mas era muito mais próximo de Vacaria;
Fioravante era um
clarinetista estudioso e tornou-se maestro de uma das primeiras bandas serranas
em 1920.
Adelar Bertussi já
tocava cavaquinho com apenas 6 anos de idade e
se apresentava em carreiras para ganhar uns trocados.
Nesta mesma época
o Oneide comprou o primeiro acordeon todeschini, e o irmão mais novo ADELAR
BERTUSSI, passou a estudar o novo instrumento.
Os filhos
estudaram teoria musical o colheram o que de melhor havia em folclore e gêneros
regionais diretamente das fontes. Alias, não só viviam essas realidades
cotidianas, como logo eles próprios tornaram-se fontes.
Os quatro irmãos
começam a tocar juntos. Quando Wilson e Valmor deixam de participar do grupo,
Honeyde e Adelar continuam como dupla. O nome Irmãos Bertussi é denominado
artisticamente a partir de 1949.
Os irmãos
bertussi, na descrição feita certa vez em uma entrevista para a televisão,
nunca foram gênios musicais, mas sempre foram extremamente competentes no que
faziam. Um gênio não precisa estudar as coisas brotam naturalmente certas de
seu talento. Mas Os Bertussi, estudaram, e se dedicaram a música, tanto que
quando foram gravar suas músicas elas já estavam totalmente orquestradas, sem
precisar nenhuma correção.
Tudo o que os
Bertussi faziam virava modelo, quando Adelar começou a usar o tirador para
tocar baile, os outros gaiteiros também passaram a utilizar. Quando a dupla Os
irmãos Bertussi começou a fazer sucesso, surgiram inúmeras duplas iniciadas
pela expressão Os irmãos.
Muitos anos depois
Adelar Berturssi formou dupla com itajaíba mattana,uma dupla chamada os cobras
do teclado, e as músicas desta dupla eram frequentemente tocadas até no programa
do chacrinha no rio de janeiro. No rio Grande do Sul, em menos de uma ano
existiam várias duplas e conjuntos que em que os nomes eram precedido da
expressão os cobras.
Para Adelar
Bertussi, na região em que ele toca, os bailes atuais não mudaram muito dos bailes de antigamente, e a música
de raiz ainda é a que prevalece, é a que mais agrada.
Sobre o estilo de
tocar, Adelar revelou que a música gaúcha de baile foi de certa forma
iniciado por ele e pelo irmão Oneyde, porque o Oneyde que era mais velho recolheu
algumas canções dos gaiteiros de gaita ponto que existiam antigamente, aqueles
do fundo dos rincões, que tocavam mais e cantavam menos, resgatando canções,
como por exemplo, o xote laranjeira, mané romão, o calça larga, e partindo
destas músicas começaram a inventar o seu próprio estilo musical.
O maior sucesso da
dupla, "Oh de Casa", foi gravado em disco de mesmo nome, em 1962,
também gravaram outros sucessos como "Cancioneiro das Coxilhas",
"São Francisco é Terra Boa", "Cavalo Preto", "Sangue
de Gaúcho" e "O Casamento da Doralice".
Estabelecidos na
região serrana, "Os Bertussi" difundiram instrumentos musicais
(especialmente a gaita) através de seu entreposto comercial. Criaram uma escola
musical baseada na técnica apurada e na leitura musical. Isto os diferenciou na
música regional.
Em
1965 a música Bertussi conta coma a participação de Daltro Bertussi.
Em
1980 Adelar e Gilney, gravam os Bertussi Pai e Filho.
Segundo , Edson
Dutra líder do grupo os Serranos , adelar bertussi gravou o primeiro bugio, o
casamento da doralícia, aliás, é bom salientar que para Adelar Bertussi, o ritmo bugio é mais antigo
do que se acredita, é uma música indígena, e com forte semelhança com o baião
nordestino. Não acredita que tenha
surgido em São Francisco de Assis, ou São Francisco de Paula, acredita que o
bugio é anterior a nossa música moderna.
Para Adelar Bertussi a maior contribuição que os Bertussi
deram para a nossa cultura, foi o Melhoramento do nosso Folclore, com músicas
mais elaboradas, e isso se deve ao fato de
terem sido muito perfeccionistas.
Em uma visita a
fazenda de Adelar Bertssi, Luiz Gonzaga deu um conselho para adelar bertussi:
sempre toque para o povo, nunca para os colegas músicos, porque quem te
contrata e de reconhece, é o povo.
Talvez a cultura
gaúcha nem possa dimensionar ainda a influência e real importância dos
"Bertussi", mas, eles representam diretamente a ascendência Italiana
na sociedade gaúcha do século XX e todos os seus significados.
No começo do
século XX os temas recorrentes são sobre a índole musical gaúcha, que
predominavam os temas tristes, sombrios e carregados. Em contraponto a este
debate, "Os Bertussi" infundem uma escola musical de baile, com
música apropriada para a dança e a alegria característica do povo Italiano.
A primeira grande
revolução que causaram foi a de utilizar dois acordeons ao invés da costumeira
dupla violão/acordeom. Isto só foi possível, porque Adelar e Honeide eram
exímios instrumentistas e escreviam as partituras rearranjando os temas de modo
que os instrumentos se completassem. Era como um só acordeom tocando a quatro
mãos.
Anos depois, já no
início dos anos 50, Incorporaram a bateria ao baile gaúcho. Bateria era, então,
um instrumento utilizado pelos jazzistas e havia entrado no RS a partir de
1924. "Os Bertussi" sabiam o que queriam. Na época não existiam
equipamentos de som (microfones, amplificadores e caixas de som são coisas dos
anos 60). Precisavam de volume, de potência sonora para os bailes cada vez
maiores.
Assim é que
"Os Bertussi" estiveram na linha de frente da música ao gravar temas
eruditos em acordeom para o mercado nacional e ao revolucionar a execução
musical dentro do estado. Esta saga vitoriosa cruza todo o século XX e adentra
o século XXI.
Adelar e seu irmão
foram os pioneiros da música tradicionalista gaúcha, e também foi o primeiro
grupo a incluir a bateria em bailes, fato inédito, porque na época os artistas
se apresentavam nos bailes com um pandeiro, uma gaita, um violão e um bumbo
legüero.
Adelar deixou 'Os
Bertussi' no ano de 1998, e passou o cargo para seu filho. E seguindo a trajetória Musical da Família Bertussi,
Gilney prossegue a jornada com o grupo “OS BERTUSSI - Nova Geração”, que mantém
viva a tradição, animando muitos bailes pela região sul do país e além
fronteiras.
O
estilo fandangueiro das duas gaitas permanecem até hoje, que é a marca
inconfundível da música Bertussi. Não é a toa que eles se referem constantemente à
"Música Bertussi". Com toda a razão, eles criaram escola.
Hoje
OS BERTUSSI é um grupo musical que atua em todos os estados do Sul, Paraguai,
MT, MS, TC, BA, MG, entre outros.
Mantem
sempre um repertório atualizado assim como a estrutura de equipemento de audio,
iluminação, meio de locomoção, mantendo assim, sua legião de fâs e conquistando
inclusive público de todas a idades.
Hoje Adelar apresenta-se
em shows pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Adelar Bertussi é um mito da música gaúcha e do
acordeom brasileiro. Não há um gaiteiro do sul, que aprecie a música de raiz do
seu estado, que não seja influenciado pelos Irmãos Bertussi, parceria de Adelar
com seu irmão, Honeyde, falecido em 1996. O duo, que tocou em bailes por todo o
país, contribuiu muito para estabeler e firmar aspectos da cultura tradicional
gaúcha, perpetuados hoje pela nova geração. Adelar, no entanto, não se relacionou
apenas com músicos de seu estado; entre as amizades que fez com sanfoneiros de
diversas regiões, uma em especial lhe marcou muito: a de Luiz Gonzaga, que,
além de bom amigo, admirava muito seu estilo original de tocar. Hoje Adelar
mora em Curitiba, cidade de sua esposa, mas segue viajando e tocando sua gaita
Brasil afora, divulgando a mais autêntica música tradicional gaúcha.
TERMINO, CITANTO PALAVRAS DE ADELAR BERTUSSI, DANDO
A SUA DEFINIÇÃO PARA A MÚSICA.
Música não é profissão que se aprende... música...
é missão que se cumpre.
Música é arte divina, é com ela que eu vivo, é ela
que me dá saúde, e que me dá o prazer de tocar para o povo.
FONTE:
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