“Galpão, Pátria e Poesia. Três palavras consagradas, no final da madrugada se encontram pra clarear o dia, vão regendo a sinfonia de poetas e cantores, para que os madrugadores esperem o sol estribados, para alegrar nosso pago, com versos e melodias”

sábado, 18 de abril de 2015

ALBINO MANIQUE- UM MESTRE A SER REVERENCIADO




Albino  Manique, nasceu na cidade de São Francisco de Paula-RS, no dia 12 de março de 1939, é músico e compositor, e usando as palavras de Luiz Carlos Borges e Luciano Maia, é a maior referência no acordeon do sul do Brasil. Albino Manique é um dos fundadores do Grupo Os Mirins.
         A música de autoria do mestre Albino Manique é atemporal, não envelhece, se mantém sempre atual como deve ser a obra dos grandes artistas.
Albino, sempre conviveu desde muito cedo com a música, em São Francisco de Paula tinha um vizinho chamado Francisco Castilhos, os dois eram amigos e começaram a tocar juntos. Um fato inusitado é que Albino Manique tocava pandeiro além de cantar e o Chico castilhos tocava cavaquinho. Com a dupla formada animavam as festinhas do interior. Com o passar do tempo, ''Chico'' ganhou um violão, e Albino Manique, por influência do pai que era gaiteiro, aprende a tocar gaita e desde então se apaixonou por este instrumento que ainda lhe acompanha até hoje.
Disco lançado em 1969
Albino Manique, gostava de ouvir pelo rádio, os gaiteiros do Rio de Janeiro e de São Paulo, Duplas Sertanejas como Tonico e TInoco e Palmeira e Luizinho. Também escutava Realinho na gaita, Luiz Gonzaga, Zezinha no Acordeon, Pedro Raimundo e gostava muito de escutar um gaiteiro chamado Mário Genaro Filho.
Em 1958 a dupla formada por Albino Manique e Chico Castilho ia se apresentar num concurso musical de uma igreja em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. E Como a dupla não tinha nome, o animador Jair Teixeira disse que iria apresentá-los como Dupla Mirim. O batizado deu certo e a partir desde dia, ficaram conhecidos como Dupla Mirim.
Os dois acabaram lançando um estilo de dupla diferente do comum. Na época o modismo era uma dupla composta por dois gaiteiros. Diferentemente eles formavam uma dupla em que Xico tocava violão e Albino Manique tocava cordeona, tornando-se assim diferentes dos outros grupos da época.
Quando Albino Manique foi para Porto Alegre, cidade que o artista nutre verdadeira paixão, com o sonho de ter sua música divulgada no rádio, de gravar um disco, de mostrar o trabalho que fazia, Albino viu e ouviu, ao vivo, pela primeira vez na sua vida a música dos Irmãos Bertussi. Neste momento o Jovem Albino Manique, pode admirar  o trabalho e a técnica apurada principalmente de Adelar Bertussi, e pode vislumbrar a possibilidade de tocar gaita num outro patamar, com muita técnica e qualidade.
A facilidade de Albino em compor é tamanha, e suas melodias tão belas que em pouco tempo ja era considerado uns dos melhores instrumentistas do Brasil, sendo muito requisitado para gravar discos de outros artistas.
Em 1961 a dupla transformou-se em um trio com  a entrada de Antoninho Duarte, e gravaram seu primeiro disco intitulado ''Barbaridade'' que até hoje ainda é muito tocado. Depois de algum tempo se consolidou o grande Conjunto Os Mirins liderado por Albino.
Albino Manique tem uma musicalidade muito forte e muita habilidade com a sua gaita, tendo desenvolvido uma técnica muito peculiar se destacando por seus arranjos complexos e muito bem elaborados. Até hoje, não há ninguém que se compare à sua técnica de tocar.
Para Adelar Bertussi, Manique é um gênio, pega a gaita e toca lindamente sem ter estudado.
Em 1969 trouxe seu primeiro disco solo intitulado '' Alma de Acordeon'', com sucessos como “Taquito Militar” e “Bugio da Serra”.
Em sua carreira gravou vários álbuns com o grupo Os Mirins, no qual hoje se dedica principalmente na àrea empresarial do grupo. Em meados dos anos 80 acompanhou o Teixeirinha na gravação de 3 discos.
Outras composições conhecidas são: “Baile de camdieiro”, “Madrugada” e as consagradas “Vaneirinha do Amor” “Vaneirinha do Adeus” “Vaneirinha da Saudade”
Não há um gaiteiro gaúcho que não reverencie e se inspire na música de Albino Manique. À frente d'Os Mirins, um dos mais tradicionais grupos do Rio Grande do Sul, com mais de 50 anos de existência, e admirado por sua técnica excepcional e apuradíssima, Albino destaca-se também por ter tocando em inúmeros bailes tradicionalistas, além de ser um recordista de horas de estúdio. Com todo esse prestígio, ao invés de tocar no Brasil inteiro e em outros países, onde certamente seria bem recebido, Albino prefere ficar em seu estado, tocando nos bailes, sua grande paixão.
Albino Manique é uma das figuras mais importantes e influentes na evolução musical do Estado a partir da segunda metade do século XX. Suas composições são inspiradas na sua infância com influências musicais de seu pai, que tocava gaita-ponto em festas populares da região.
Albino Manique é um artista reconhecido, sua música já é imortal, seu talento é reverenciado fora do nosso estado , como por exemplo, por Dominguinhos, que expressou sua admiração pelo gaiteiro ou sanfoneiro como os nordestinos chamam, a vontade de algum dia poder sentar na frente do Albino Manique e o acompanhar em alguma música.
Na contra - capa do disco de Albino Manique lançado em 1985 intitulado  "Entrevero No Teclado", seu grande amigo e companheiro Chico Castilhos fez a seguinte declaração: " É fácil falar de ALBINO MANIQUE, dizer da beleza de suas canções, da quantidade de discos gravados, ou de sua capacidade musical, torna-se lugar comum. Difícil é explicar um homem que trocou os bancos dos conservatóriaos musicais pelo eco das coxilhas e a poeira das estradas, levando como bagagem somente sua gaita e a certeza de chegar onde queria.
O que dizer de alguém que toca um bugio campeiro e em seguida transforma a simplicidade de uma "PRENDA MINHA" numa verdadeira sinfonia de acordes e harmonia, coisa que só os grandes teóricos conseguem...Posso dizer que ALBINO MANIQUE nasceu sabendo e desde o dia em que abraço sua primeira gaita, (uma pretinha de 80 baixos, presente do velho Davenir) apenas aperfeiçoou o que seu gosto e sua sensibilidade lhe transmitia para os dedos. Este é ALBINO MANIQUE, um dos maiores nomes de nossa música regional.

DISCOS SOLO:

1969
1978

1981
 
1983

1984

1985

1986

1989

1994

1998
  


FONTE:
http://cantodogaiteiro.blogspot.com.br/2009/08/biografia-de-um-grande-gaiteiroalbino.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Albino_Manique

2 comentários:

  1. Fazendo uma pequena correção nos dados biográficos.
    1- Albino Manique nasceu em 13/03/1944.
    2- Francisco Castilhos não era apenas vizinho e amigo, eles eram primos.

    ResponderExcluir
  2. Albino Manique nasceu dia 12/03/1944...afirmação de fonte segura.

    ResponderExcluir