“Galpão, Pátria e Poesia. Três palavras consagradas, no final da madrugada se encontram pra clarear o dia, vão regendo a sinfonia de poetas e cantores, para que os madrugadores esperem o sol estribados, para alegrar nosso pago, com versos e melodias”

domingo, 10 de maio de 2015

BAITACA

     Baitaca, nome artístico de Antônio César Pereira Jacques, nasceu na localidade de Rincão dos Pinto, interior do município de São Luiz Gonzaga, em 23 de dezembro de 1965. Cantor e compositor de música nativista, herdou o apelido de seu avô, cujo nome refere-se à maritaca, ave da família dos psitacídeos. Suas letras contam histórias sobre a vida no campo.
Baitaca já trazia no sangue a alma de cantor missioneiro. Com 10 anos de idade começa a cantar músicas de Francisco Vargas e Gildo de Freitas.
Aos 14 anos de idade, conquistou o primeiro lugar em um concurso de trovas na categoria mirim no CTG Sinos de São Miguel. Passou a trabalhar como peão de estância e, nas horas vagas, compunha e cantava.
Em 1996, aos 31 anos, fez seu primeiro registro fonográfico em uma fita cassete e, no ano seguinte, lançou seu primeiro álbum: “Destrinchando o Bagualismo”. Tornou-se conhecido com a canção "História do Tico Loco".

 Em uma entrevista, na sua casa, o cantor e compositor Baitaca falou sobre sua carreira e a maneira com que leva a vida ao lado de sua família.
Baitaca conta que sua vida é no campo. Residente no interior de São Luiz Gonzaga, no Rincão dos Pintos, ele diz que não gostaria de morar na cidade e mais impossível ainda em apartamento. O músico acredita que a tradição segue a mesma de antigamente à atualidade. “A Semana Farroupilha de hoje, eu creio que ela tem como até melhor de ser comemorada. Porque de antes tempo, os artistas eram menos, hoje tem bastante”. Ele ainda acrescenta: “Eu creio que as tradições são as mesmas. Aquele gaúcho véio que tem o Rio Grande véio dentro das veias, as Missões dentro do coração, as tradições continuam”.
Nos trabalhos realizados por Baitaca, percebe-se que a lida campeira é sua inspiração, sem contar que a município de São Luiz Gonzaga é citado em diversas de suas composições.
“Eu não posso falar que meu trabalho é bom, quem tem que falar é o povo. Mas eu gosto de cantar aquele pouquinho que eu fiz, que vi, e vi os outros fazer”, assegura.
Ele revela que desde o início da sua carreira até sua fase atual, muita dificuldade enfrentou. Entretanto, foi com a música do Tico Louco que o cantor ficou conhecido.
“Escrever a história do Tico Louco eu já tinha escrito. Tive a liberdade, de Deus, de sair aquela letra brincalhona. Tive a felicidade aí de graças a Deus cantar e o povo apostar, porque tava meio carente de música humorística, então eu acho que o povo queria ouvir alguma composição pra dar risada”, menciona. A cada lançamento de um novo trabalho, é cobrada uma nova música humorística. “O povo já pergunta, e aí qual é a humorística que vem aí pra gente dar risada. Eu fico contente com isso”, salienta.
Citando composições que falam do trabalho no campo, Baitaca manifesta sua adoração por trabalho de colegas da profissão.
“Tem vários colegas que a gente admira. Mas vou te dizer o seguinte, eu, pra mim, hoje o maior cantor campeiro que temos dentro do Brasil, dentro do mundo, é Mano Lima”, expõe.
Em 2014, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Vacaria, que lhe concedeu o Troféu Candeeiro Farrapo.

Discografia
1997 - Destrinchando o Bagualismo
2001 - História do Tico Louco
2001 - Rodeio Campeiro - USA Discos
2002 - Meu Rio Grande é Deste Jeito (Volume 2) - Gravadora Vozes
2003 - Vida de Campeiro - USA Discos
2006 - Bailanta da Boneca - USA Discos
2007 - Baitaca - Ao Vivo - USA Discos
2008 - Baitaca Canta Francisco Vargas - USA Discos
2009 - Marca de Campo - ACIT
2010 - Estampa de Galpão - Gravadora Vozes
2012 - Da Doma Pro Rodeio - Gravadora Vozes
2013 - Campeiro Não Tem Enfeite - ACIT

Coletâneas
2005 - Para Sempre Sucessos
2014 - O Melhor do Baitaca (Volume 1) - Gravadora Vozes

DVD
2010 - Reformando a Mulher Véia - USA Discos
2012 - Do Fundo da Grota - USA Discos


FONTE:


5 comentários:

  1. Adoro ouvir Baitaca. Cantor missioneiro que caracterizou a lida campeira e a vida simples e tranquila do gaúcho missioneiro. Sou fã do Baitaca.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Baitaca pela pessoa humilde que você é sempre fazendo músicas de fundamento. ..sucesso pra você baitaca. .

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Baitaca pela pessoa humilde que você é sempre fazendo músicas de fundamento. ..sucesso pra você baitaca. .

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Baitaca por levar a musica campeira a todos os cantos do brasil sua musica e a mais tocada no Parana um grande abraço e muito sucesso

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do Cantor e Compositor Baitaca. Sempre programa suas músicas. Léo Santos - Quatro Barras - PR.

    ResponderExcluir